HISTORIA
Nosso CETS | História | Administração |
História
Fundado em 1954, para atender os anseios e as necessidades de mercado de sua gente, localizado no Município de Santo Amaro, na Avenida Ferreira Bandeira- s/nº.

Recebeu esse nome para homenagear o Ilustre Santamarense Theodoro Fernandes Sampaio por sugestão do Dr. Dorival Passos, que nessa época era Secretário de Educação e Cultura do Estado da Bahia, eminente Santamarense também, e amigo de Theodoro Sampaio, tendo como Governador Dr. Régis Pacheco.

Começando com o curso de Ginásio com duração quatro anos e mais tarde o Colegial e Cientifico com duração de 03 anos e Formação para o Magistério primário. Teve como seu primeiro Diretor o Pároco Antenor Celino de Souza, que dirigiu de 1954 a 1963 e tinha por hábito substituir o professor faltoso por qualquer motivo, em quase todas as disciplinas, exceto Educação Física.

Em 1965 foi implantado no turno noturno o Curso Técnico em Contabilidade, mais tarde, o curso Técnico em Administração, Técnico em Secretariado e Habilitação Básica em Química, cursos profissionalizantes que muito colaboraram na conquista de um emprego para aqueles que cursaram. Por determinação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, deixou de existir tais cursos nas escolas públicas. Hoje só existem no Centro Educacional Teodoro Sampaio o curso Ensino Médio e Normal em Nível Médio.

O Centro Educacional Teodoro Sampaio sempre foi formador de bons profissionais e preparador de tantos outros nos diversos ramos do saber, inclusive com notável participação em eventos artísticos e culturais na Bahia e no Brasil com sua Banda Marcial.

Em 1968 o Centro Educacional Teodoro Sampaio tem a sua primeira reforma: mudança no teto e reforma no auditório que passou a ser denominado Professor Nestor da Costa Oliveira, uma justa homenagem ao saudoso professor poeta Nestor da Costa Oliveira, reforma nos sanitários, teto das salas de aula, etc.

Foram dirigentes: Professor Valdir Santana Silvão de 16/05/1963 a 1964, Padre Antenor Celino de Souza pela segunda vez de 1965 a junho de 1968, Professora Luzáurea de Lourdes Ferreira Pinto de 22/06/1968 a março de 1979, que liderou a realização da Semana do Livro Baiano – SELIBA na tradicional Cidade de Santo Amaro em especial no Centro Educacional Teodoro Sampaio, ficando denominado como SELIBASA – Semana do Livro Baiano em Santo Amaro, contando com a participação dos alunos com o principal objetivo de divulgar livros e autores baianos, Jorge Espinheira de Montalvão Matos de abril de 1979 a dezembro de 1987, muito lembrado pela sua inteligência, capacidade de resolver assuntos escolares, Elizete de Araújo Neponoceno, de março de 1988 a agosto de 1990, Raimundo Rocha Wanderley de 31 de agosto de 1990 a 1993, marcado como o diretor que melhorou a indisciplina dos alunos, Cremilda Maria Pacheco Borges dos Santos de 27 de abril de 1993 a abril de 1995, pela segunda vez Raimundo Rocha Wanderley de 26 de maio de 1995 a maio de 1996, Nadja Fernandes Pinto de abril de 1996 a abril de 2004, esta implementou uma nova dinâmica no processo Direção/Educação até mesmo para atender a demanda de matrículas dada a falta de outra escola de 2º grau da rede pública do seu nível no município, que se agrava com a municipalização das escolas do CONESC nos distritos.

Em 1998 o Centro Educacional Teodoro Sampaio passou por uma reforma completa: mudança de pisos, reforma da cantina, construção da quadra de esportes, reforma da Diretoria, sala dos professores e secretaria, reforma iniciada na gestão de Paulo Souto e concluída na gestão de César Borges.

Como recursos materiais existentes temos: Quadra de esportes descoberta, que é um problema para os alunos expostos ao sol nas aulas de educação Física, sala de Informática, videoteca, sala de Biologia, sala de música, Biblioteca e espaço para Artes.

Em atendimento à nossa cidade e cidades vizinhas temos a Comissão Permanente de Avaliação – CPA. A Professora Nadja Fernandes Pinto, foi substituída pela Professora Almerinda Oliveira dos Santos que dirigiu de maio de 2004 a março de 2005, afastando-se por motivo de saúde.

Hoje o Centro Educacional Teodoro Sampaio conta com a juventude e dinamismo do Professor Moisés Elvismar Padilha na direção e sua equipe que muito o apóia, dando prosseguimento às atividades e contribuindo para o engrandecimento do nosso Centro educacional Teodoro Sampaio.

Além de seguir os parâmetros curriculares, através da Direção, Professores, alunos, funcionários, o Centro Educacional Teodoro Sampaio está constantemente aberto à comunidade, através do seu auditório como suporte cultural para as diversas entidades que o procuram ou na utilização da quadra de esportes sob a orientação e controle dos poucos funcionários.

Ainda são práticas planejadas, a realização anual da Feira de Conhecimentos (ENSAIE) com temas abrangentes e de interesse geral, a Feira de Literatura Infantil, O Domingo Cultural, Passeio Ciclístico com café da manhã em comemoração ao dia do estudante e as concorridas e tradicionais formaturas.

Estudaram no Centro Educacional Teodoro Sampaio: Caetano Veloso, Maria Bethânia, o cantor e compositor Roberto Mendes grandes astros da música popular brasileira; Emanoel Araújo, o renomado artista plástico, Jorge Portugal, que tanto contribui para os jovens vestibulandos com o seu programa Aprovado, dentre outros não menos importantes.
Nossos Parceiros
 
Prefeitura Municipal de Santo Amaro
 
 
Instituto Sol
 
 
Amigo da Escola
 
 
Sou de Santinho
 
 
Secretaria da Educação
 
 
© Copyright 2006. Centro Educacional Teodoro Sampaio                                         E2 De2igners